Cúrcuma retarda o envelhecimento e previne o mau de alzhaimer

28 de janeiro de 2021

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é um rizoma da mesma família do gengibre. A aparência dela é alaranjada e o aroma é forte e intenso. Já o sabor tem um toque picante e, ao mesmo tempo, amargo. O mais interessante é que esse tipo de raiz é um superalimento, pois melhora a saúde e o bem-estar.

BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA

No Brasil, a cúrcuma ainda não é tão popular como na Índia, por exemplo, que possui muitos pratos com o rizoma como ingrediente principal.

Ação antioxidante: No organismo humano, a produção de radicais livres é algo comum e, mais do que isso, fundamental para oferecer proteção contra vários tipos de doenças. O problema é que, quando produzidos em excesso, essas moléculas aceleram o envelhecimento e podem piorar o estado de algumas doenças, como as cardiovasculares. Então, para restabelecer o equilíbrio, entram em ação os antioxidantes. Com uma dieta rica em cúrcuma, você pode conseguir os efeitos da anti-idade. Isso porque o rizoma possui vitamina E, além da vitamina C — dois poderosos antioxidantes.

Saúde mental: Mais um dos grandes benefícios da cúrcuma é a melhora da saúde da mente. Primeiramente, a espécie de raiz estimula a formação e o desenvolvimento de novos neurônios, (prevenindo perda de memórias, como o mal de alzhaimer). Além disso, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo, o superalimento tem propriedades antidepressivas. O estudo foi realizado em dois grupos de animais: um recebeu doses de cúrcuma e o outro não. O que foi observado é que o primeiro grupo teve menor tempo de imobilidade diante de atividade física forçada.

Ação anti-inflamatória: Um dos principais elementos da cúrcuma é a curcumina, substância com alto poder anti-inflamatório. Assim, a raiz também é um ótimo aliado para prevenir ou ajudar a combater inflamações crônicas do organismo. Além disso, alguns estudos já indicaram a cúrcuma como estimulante de ação antiparasitas e, também, como preventivo à morte da musculatura visceral.

Melhora dos sintomas menstruais: Para as mulheres, a cúrcuma ainda alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), como, por exemplo, mudanças de humor. Esse benefício é graças ao estímulo de estrogênio — hormônio que ajuda no bem-estar e no equilíbrio do sono.

ONDE ENCONTRAR: Em Dois Vizinhos a cúrcuma ou açafrão da terra pode ser adquirida em supermercados ou na Vida Natural – na 28 de Novembro, esq. com a Heitor Ferrari Hablich, 176 – Centro Norte.

Clique na imagem acima e solicite suas cápsulas de cúrcuma, na Vida Natural

Fonte: Thaylise Scotti - Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição func
 
 
 

Dom Pedro I, 219
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

(46) 3536-5036
9 8419-5036

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual